Sofá-Cama: 5 Dicas para não Errar na Escolha
Vai comprar um sofá-cama para sua sala ou quarto? Confira 5 dicas certeiras para escolher o sofá-cama ideal para a sua casa!
Sem dúvidas, o sofá-cama é um móvel muito útil graças à sua versatilidade. O sofá cama é aquele móvel que tem a configuração de sofá ou poltrona.
Com ele, as pessoas podem sentar-se de forma confortável na sala, no quarto ou onde o móvel estiver. E ainda pode ser facilmente transformado em uma cama caso receba visitas. Quem mora em kitnets, studios ou apartamentos pequenos, também tem a valiosa vantagem de garantir o ganho de espaço, ao unir dois móveis num só.
Antigamente eram feios e mal ajeitados, mas hoje muitos sofás-camas têm um design bastante elaborado, podendo inclusive ser usado como sofá permanente na sala de estar, dando aquele toque diferenciado na sua decoração.
Vai comprar um sofá-cama para sua sala ou quarto? Vem com a gente saber como escolher o sofá-cama ideal para sua casa!
Veja também:
- Colchão de látex é bom para coluna? Descubra!
- Colchão de molas ou espuma: Qual melhor?
- Densidade do colchão: Tabela do INMETRO
- Tamanho do colchão: Tabela de medidas
- Qual melhor colchão para dor nas costas? Veja como escolher!
Como Escolher o Sofá Cama
O sofá-cama pode ser a solução para quem tem um quarto pequeno, ou com pouco espaço para guardar colchões para visitantes. Além disso, se você quer ter o conforto de ter um sofá para descanso e leitura – ou mesmo amarrar os sapatos – o sofá-cama vai cumprir muito bem o papel de poltrona.
Confira algumas dicas importantes que você deve levar em conta na hora de escolher um sofá-cama:
1. Antes de Qualquer Coisa: Meça o Espaço
A primeira coisa que você deve fazer antes de comprar um sofá-cama é medir o espaço disponível no ambiente para não ter uma surpresa desagradável. O tamanho do seu sofá-cama vai depender do espaço que você tem à disposição.
Pegue uma trena ou fita métrica e meça o local onde pretende posicionar o seu sofá-cama, pois isso vai permitir que você não perca tempo olhando móveis que não irão caber na sua casa ou apartamento.
Dependendo do modelo que você escolher, será necessário reservar uma área extra na parte da frente do sofá-cama, quando ele for aberto para ser usado como cama.
Além do espaço na sua sala ou quarto, meça também a largura das portas da sua casa ou apartamento para certificar-se de que o sofá-cama vai passar por elas quando chegar em casa.
Aliás, em caso de apartamento, confira também o tamanho das escadas e/ou elevador. Em ultimo caso, pergunte naloja se o móvel será entregue montado ou desmontado, e prefira modelos com partes removíveis.
Falando em tamanho e peso, se você estiver pensando em comprar sofá-cama online, fique atento se o preço do frete não vai deixar o produto mais caro do que nas lojas físicas.
2. Discreto ou Ousado?
Normalmente o sofá-cama vai ser usado na maior parte do tempo como sofá, então preste a atenção na decoração dos outros móveis do ambiente para combinar.
Recomenda-se que o sofá-cama combine com a decoração do ambiente, fazendo par com tapete, carpetes, cortinas, piso e pintura. Se você prefere uma decoração mais discreta, escolher um sofá-cama de cor próxima à paleta do ambiente vai fazer com que ele passe desapercebido (mesmo que seja grande).
Caso você pretenda o contrário, ou seja, deixar o sofá-cama como um foco de atenção na decoração da sua sala, basta escolher uma cor que contraste com a cor das paredes ou do piso.
Falando em combinar com o ambiente, calcule o espaço disponível no ambiente para não prejudicar a circulação de pessoas. Recomenda-se deixar um espaço de aproximadamente 50 cm entre o sofá-cama (depois de aberto) e outros móveis.
3. Espuma e Conforto
Para finalizar, veja a qualidade do estofamento do sofá-cama. Ele deve ser macio, e de preferência, com partes móveis (como os encostos e assentos). Isso facilita a limpeza do móvel.
Uma dica é escolher modelos com espuma de densidade D33, que oferece conforto para pessoas de até 100 Kg. Já falamos sobre densidade de espuma aqui no site, então veja a densidade que mais se adequa ao seu perfil.
Além disso, você ainda pode optar por alguns itens que podem aumentar o conforto – de acordo com seu gosto. Por exemplo, se o sofá-cama terá braços, se você prefere o encosto reclinável, entre outros.
4. Escolha o Tecido
O tecido certo vai garantir conforto e ainda combinar com sua decoração. Embora os sofás-cama de couro ou tecido sintético sejam muito bonitos, eles não são a melhor escolha para regiões mais quentes. Para locais mais calorentos, prefira tecidos naturais como algodão, linho e outros.
Nesse caso, é recomendável o uso de uma capa protetora especialmente se tiver crianças em casa que podem derrubar líquidos e comida ou mesmo animais como gatinhos que podem querer afiar as unhas. Outra opção é contratar um serviço de impermeabilização, que protege o estofado e garante maior durabilidade.
5. Garantia e Manutenção
O meu sofá-cama é grande, bonito e construído com material robusto. Mesmo assim, após 3 anos de uso ele começa a mostrar sinais de cansaço. Os assentos não oferecem o mesmo conforto (estão afundando), começou a fazer uns rangidos estranhos, e algumas costuras estão se desfazendo. Como a garantia do sofá-cama foi de apenas 1 ano, a qualquer momento vamos ter que arcar com uma reforma. Então fica a dica para vocês: Quanto maior a garantia, melhor.
Onde vai ficar o seu Sofá-Cama?
O seu conceito de móvel 2 em 1 deixa o sofá cama habilitado para ser usado tanto no quarto quanto na sala. Vamos dar algumas dicas para ambos os cômodos:
Sofá-cama na Sala
Se está usando na sala, há sofás-camas de casal que permitem que se use permanentemente como sofá sem ninguém suspeitar que é um sofá-cama. Assim, quando for necessário usar como uma cama de casal, é só abrir o móvel que ele se transformará em uma cama de casal para visitas que virão passar a noite.
Para quem tem crianças e animais de estimação, vale reforçar: Tenha cuidado redobrado com o sofá-cama por causa das peças móveis que o móvel possa ter.
Sofá-cama no Quarto
Já no quarto, o sofá-cama pode ser usado como uma poltrona para amamentação, descanso, apoio para sentar-se ou mesmo um sofá decoração.
Já dissemos aqui no site que não é recomendável ficar sentando na cama para evitar causar o afundamento lateral do colchão. Logo, para amarrar sapatos, fazer uma leitura ou mexer no computador, use sempre uma cadeira ou o próprio sofá cama.
O sofá-cama também pode ser posicionado em um quarto de visitas ou mesmo em um quarto de escritório. Desta forma, no dia a dia pode ser usado normalmente como sofá para leitura e descanso e quando a visita chegar, só abri-lo para ter mais uma confortável cama. Além da funcionalidade usual de ser um sofá e uma cama, alguns modelos ainda trazem outras opções, como baú.