Densidade do colchão: Tabela do INMETRO

Você sabe o que é a densidade do colchão? Entenda o que é, e veja qual a densidade certa para você conforme a tabela do INMETRO!


Densidade do colchão: O que é e como escolher? Quando vamos comprar um colchão de espuma, uma pergunta comum é qual a densidade do colchão escolher. Existem diferentes classificações de densidade, mas você sabe o que significa isso?

Inicialmente, temos que esclarecer uma coisa que muitos tendem a confundir. Quando falamos sobre densidade, muitos costumam associar essa característica com a firmeza do colchão de espuma. Ou seja, quanto mais alta a densidade, mais firme o colchão.

Eu também pensava assim. Mas não é isso.

Cada densidade se refere à quantidade de carga que ele suporta, com elasticidade e sem deformar. As densidades de colchão mais usadas são D33, D45, e D28.


Veja também:


Tabela de densidade do colchão

Para verificar a densidade ideal para seu peso/altura existe a tabela com as normas NBR 13579, que deixamos logo abaixo, para colchões de espuma de poliuretano flexível, adequando a densidade dos colchões para o seu biotipo.

Peso(Kg) / Altura(m)até 1,50m1,51m a 1,60m1,61m a 1,70m1,71m a 1,80m1,81m a 1,90macima de 1,91m
até 50 kgD18 / D23D18 / D20 / D23*D20* / D23D20
51 a 60 kgD26D23 / D26*D23 / D26*D23
61 a 70 kgD28D26 / D28*D26 / D28*D26 / D28*D26
71 a 80 kgD33D28 / D33*D28 / D33*D28
81 a 90 kgD33D28 / D33*D28 / D33*D28
91 a 100 kgD33 / D40D33 / D40D33D33
101 a 120 kgD45D40D40D33* / D40
121 a 150 kgD45D40* / D45D40

Conforme ratificado pela Portaria Inmetro nº 349/2015, as espumas devem possuir as seguintes densidades mínimas:

Densidades mais comuns

Os colchões de espuma são classificados de acordo com sua densidades. Como vimos, cada densidade permite suportar um peso máximo a ser distribuído sobre toda a área do colchão. Confira a seguir as densidades recomendadas:

A escolha para casais deve ser de acordo com o cônjuge que tem o maior peso e que queira maior densidade. Usar a densidade acima de sua necessidade é benéfica por estar fazendo a vida útil do colchão se prolongar e por não trabalhar no limite de suporte de peso máximo da espuma.

colchão de molas ou espuma

Densidade do colchão de mola

Colchões de mola não têm densidade, essa é uma característica exclusiva dos colchões de espuma. Os colchões de molas se medem pela propriedade da resistência.

Confira abaixo a capacidade de alguns tipos de colchões de molas:

O que é a densidade do colchão?

Embora muitos relacionem a densidade do colchão à sua firmeza, o que a densidade da espuma realmente revela são suas expectativas de qualidade e durabilidade. No caso dos colchões, a densidade se refere à quantidade de matéria-prima usada na produção de espuma.

Logo, um colchão com uma densidade mais alta será mais pesado (e mais durável). Já as densidades mais baixas significam que o colchão é mais leve e fácil de movimentar.

Um colchão com densidade 28 (ou D28) quer dizer que tem 28 kg de matéria-prima por metro cúbico de espuma. Isso permite suportar aproximadamente 70 kg distribuídos no colchão. Já o colchão de densidade 33 significa que usou 33 kg de matéria-prima por metro cúbico de espuma, possibilitando suportar até 90 kg distribuídos no colchão. E assim por diante.

Mas a firmeza do colchão, que é outro fator importante na escolha do modelo certo na hora de comprar, não é medido pela densidade. O que determina a firmeza do colchão é o valor do IDL (Indentation Load Deflection) da espuma.

densidade do colchão

Como escolher a densidade do colchão?

É importante que você saiba escolher a densidade certa. Um colchão muito mole não vai sustentar sua coluna adequadamente. E o colchão muito duro dificulta o relaxamento, e prejudica a circulação do sangue.

Em termos gerais, os colchões de espuma possuem três densidades: baixa, média e alta.

Colchão de baixa densidade

A espuma de baixa densidade é mais macia do que outros colchões, e permite que você afunde nele. Essa densidade é boa para pessoas que desejam uma cama macia a um preço acessível, pois menos espuma é usada na fabricação – reduzindo o custo e tornando o produto mais barato.

Se você está com um orçamento apertado, pode optar por um colchão de espuma de baixa densidade, mas afundar muito nele pode afetar sua postura de dormir. Os colchões com baixa densidade duram em média 5 anos apenas.

Colchão de média densidade

A espuma de média densidade oferece uma combinação perfeita de conforto e durabilidade a preços razoáveis. Esses colchões permitem que você afunde sem muita resistência, oferecendo conforto. Prefira um colchão de espuma com densidade média se você for comprar um colchão pela primeira vez, pois é uma boa opção para grande parte do público.

O colchão de média densidade é anatômico, confortável e mantém a coluna reta, pois oferece suporte e pressão ideal. Os colchões de média densidade não são tão frágeis quanto os de baixa densidade, o que estende sua vida útil para 7 a 8 anos.

Colchão de alta densidade

A espuma de alta densidade são as mais comuns do mercado por oferecerem excelente durabilidade e suporte. Eles são um pouco mais caros do que outros colchões, mas fornecem uma base de espuma mais firme para maior conforto. Eles também oferecem suporte rígido para as costas e moldam-se ao corpo para aliviar as articulações de pressão.

Se você sofre de dores nas costas e deseja melhorar a circulação sanguínea, os colchões de espuma de alta densidade são uma boa opção. Mas eles deixam o leito mais quente, pois permitem menos passagem de ar no seu interior. A vida útil média dos colchões com maior densidade de espuma é de cerca de 9 ou 10 anos.


Leia Também



Ofertas Imperdíveis



voltar ao topo ↑