Pare de dormir mal com essas dicas

Dormir mal atrapalha sua vida e pode comprometer sua saúde. Separamos algumas dicas bacanas que vão te ajudar a dormir melhor. Confira!


Sofrendo por dormir mal? Com nossa rotina cada vez mais movimentada, muitas pessoas não sabem o que é um bom sono, aquele restaurador de dormir a noite inteira. Devemos parar de dormir mal para viver melhor. Vale dizer que dormir mal a noite traz problemas de saúde, além de fadiga… e aquele de mau humor horrível durante todo o dia.

Você tem passado por isso? Mesmo dormindo a noite toda, ainda acorda cansado? Esse é o caso de muita gente, infelizmente. Mas temos boas notícias pra você, caro leitor: é possível mudar isso – ou pelo menos reduzir essa situação desagradável.

Para começar, tenha em mente que suas atividades durante o dia afetam diretamente o sono. A forma como o nosso corpo se dispõe ao longo do dia faz toda a diferença para que você durma bem a noite. Então, a resposta para o seu sono ruim é mudar alguns hábitos do seu dia a dia.


Veja também:


Como parar de dormir mal

Dormir mal pode trazer sérias consequências para sua saúde. Os principais transtornos causados por dormir mal são o despertar cansado, a dificuldade de raciocínio e a ansiedade. E você sabe, esses transtornos te acompanharão ao longo de todo o dia, atrapalhando o seu trabalho, relacionamentos, etc.

Por outro lado, dormir bem melhora a pele, ajuda a emagrecer, melhora sua beleza, e o melhor, faz bem a saúde. Por isso é tão importante dormir bem para viver melhor.

E não tem mistério: A melhor maneira de aproveitar uma noite de sono de qualidade é avaliar o que você está fazendo ao longo do dia. Separamos algumas dicas bacanas que vão te ajudar a dormir bem a noite inteira e aproveitar todos os benefícios que uma boa noite de sono pode oferecer:

Mantenha uma rotina

Manter uma rotina é algo essencial para parar de dormir mal. Tente levantar-se sempre no mesmo horário, independentemente do tempo que você dormiu a noite. O seu relógio biológico vai magicamente se acostumar a diminuir o próprio ritmo quando for dando a hora de ir dormir, melhorando o seu sono.

Não durma durante o dia

Todos sabemos que depois de almoçar vem uma vontade de dar uma cochilada… e muitas vezes não resistimos a esse chamado da natureza. É comum. Mas observe se aquela dormidinha durante o dia não está interferindo no seu sono à noite e te fazendo dormir mal. Se você perceber que sim, a dica é resistir e não dormir ao longo do dia, e reservar a fadiga para dormir bem a noite.

Faça exercícios

Essa dica eu creio que você já imaginava. A atividade física é essencial para um bom sono. Faça pelo meia hora de caminhada por dia três vezes na semana… e você chegará na cama mais relaxado e cansado. Não precisa ser exclusivamente caminhada, pode ser natação, ciclismo ou qualquer outro esporte. Como está a sua disponibilidade pela manhã? Esse é o melhor horário para fazer exercícios que ajudam a parar de dormir mal.

dormir bem

Cuidado com a alimentação

Esse tópico também acho que você já imaginava encontrar na nossa lista para não dormir mal. A pergunta é: O que você come a noite? Fique atento, pois alguns alimentos podem te deixar mais ativo – e atrapalhar seu sono. Ingerir alimentos com estimulantes no final do dia ou à noite interferem no sono e podem causar “despertar súbito”. Até o refrigerante deve ser evitado antes de deitar. Além dele, o café, chá e chocolate possuem estimulantes, que podem ficar ativos no corpo de duas a quatro horas após o consumo.

Bebidas alcoólicas

Normalmente relacionamos a bebida alcoólica ao sono. É comum alguém falar que vai tomar bastante para dormir bem. Parece verdade, mas não é bem assim. Acontece que o sono causado pela embriaguez é de baixa qualidade. Você vai dormir facilmente após um porre, mas o período de sono profundo (aquele restaurador e que traz a sensação de descanso) diminui bastante. É só lembrar como você acorda quebrado durante a ressaca. Por isso, se quer dormir bem a noite inteira, tenha cuidado com a quantidade de álcool que você consome a noite.

Não confunda quantidade com qualidade

Tendemos a pensar que quanto mais tempo passamos dormindo, mais restaurador será o sono. Mas não é bem assim. Vale lembrar que seis horas de sono profundo vão te deixar mais revigorado do que oito horas de sono leve. Por isso, não faz sentido ficar dez horas na cama pensando que vai acordar zero. A ideia é ter um sono de qualidade, e dormir o tempo suficiente para que se sinta bem.

Evite fumar

Falamos do café a noite, mas a nicotina é um estimulante do cérebro mais ativo que a cafeína. Assim, os fumantes tendem a ter problemas para dormir, dormir mal, acordar facilmente e passam menos tempo no sono profundo. E isso não é apenas uma suposição: Há comprovação científica de que o sono melhora quando o fumante para de fumar.

Esteja relaxado

Tentar dormir com alguma preocupação te atordoando não vai funcionar. Se você já passou por isso, sabe que a tensão é inimiga do sono. Portanto, antes de deitar, monte uma lista de coisas que precisam ser feitas no dia seguinte, ou possíveis soluções para o que te preocupa. Eu sei que isso parece uma perda de tempo, mas não é.

Ter opções de solução para o que te deixa tenso vai descansar o seu subconsciente. É melhor do que ficar ponderando no travesseiro, ou lidando com ideias pipocando na cabeça como o réveillon no Rio de Janeiro. Escreva tudo num papel (não vá pro celular ou computador) e volte mais relaxado para a cama.

Já ouviu falar do método dos trinta minutos? Funciona assim: Se você não conseguir dormir dentro de trinta minutos, levante-se, vá para outro cômodo da residência, ouça uma música leve, leia um texto leve (não vale notícias e outros conteúdos que te deixem pensativo). E só volte para a cama se quando perceber que vai conseguir dormir. Se passar mais trinta minutos e você não conseguir dormir, levante-se novamente e repita o método.

dormir bem

Não deite após a refeição

Normalmente, depois de comer, sentimos aquele sono. Depois que você come, seu corpo coloca o sistema digestivo para trabalhar – e por isso bate aquele cansaço (principalmente quando come demais). Resista à tentação de deitar após comer, pois embora o sono seja agradável, logo virá uma sensação de peso que não vai te deixar dormir bem. E ainda pode vir aquele refluxo desagradável.

Coma antes de dormir

Mas esse post tá bipolar! Acabou de dizer que não pode deitar após a refeição, agora está dizendo para se alimentar? É isso mesmo. Não vá para a cama sem estar alimentado (pode ser algo de baixa caloria). O fato é que você não vai conseguir dormir bem se estiver com fome. A alimentação desbalanceada reduz o seu tempo de sono profundo. Dica: Tome uma xícara de chá digestivo (sem cafeína) ou uma xícara de leite quente.

Tenha um ritual

Essa dica complementa o que falamos da rotina nos tópicos anteriores. Você pode “ensinar” o seu corpo que está na hora de dormir. Escolha um ritual como ouvir música relaxante, tomar um banho quente ou ler um livro. Esse ritual, sendo repetido todas as noites, vai ajudar o seu corpo a reconhecer quando você está se preparando para dormir, relaxando os músculos e reduzindo o ritmo corporal para ajudar o sono a chegar.

Ambiente propício ao sono

Uma atmosfera agradável no local de dormir é essencial. Procure manter o quarto escuro, evite barulhos e, quando possível, ajuste a temperatura para que o ambiente fique o mais propício possível para dormir bem e acordar descansado. Preste atenção à qualidade do seu colchão, dos travesseiros e lençóis. Eles são ferramentas importantes para dormir bem a noite inteira. Alguns podem preferir deixar o ambiente ainda mais relaxante com uma música lenta e suave.

Cama é para dormir

Tente não ler livros, falar ao telefone, trabalhar ou comer na cama. Quem consegue relaxar vendo a conta bancária zerada na cama? Associe sua cama ao ato de dormir. Isso também faz parte do ritual do sono, que falamos anteriormente. Assim, toda vez que você deitar, o seu organismo sabe que é o momento de dormir.

Relaxe o corpo

Esse tópico também tem a ver com a dica da rotina e do ritual do sono. Um banho quente (de banheira é melhor), sauna, exercícios de alongamento e massagem ajudam a relaxar os músculos. E relaxamento é a palavra chave para um sono de qualidade a noite inteira. Mas tome cuidado na dose da atividade antes de dormir para que não aconteça o contrário, e você espante o sono por excesso de movimentos.


Leia Também



Ofertas Imperdíveis



voltar ao topo ↑