Cuidados com colchão para ele durar mais

Tomando alguns cuidados com colchão, ele pode alcançar uma vida útil maior. Confira algumas dicas para manter o seu colchão!


Cuidados com colchão para ele durar mais: O colchão é um produto que compramos com a expectativa de que ele dure bastante tempo. Dependendo do tipo (material, densidade, etc), o colchão pode durar de 5 a 10 anos. Mas para que ele alcance esse tempo todo de vida, é necessário que você tenha alguns cuidados com colchão para ele durar mais.

A maioria dos fabricantes possuem instruções simples sobre a melhor forma de manutenção. Então vem com a gente ver algumas dicas para que o seu colchão se mantenha confortável por mais tempo garantindo boas noites de sono!


Veja também:


Cuidados com o colchão

Use um protetor de colchão. Esses protetores vão conservar o seu colchão por mais tempo, além de evitar o contato do colchão com suor ou outras substâncias. Essa dica é especialmente valiosa para quem costuma comer na cama, tem criança pequena ou animal de estimação.

Não coma em cima do colchão. As vezes derrama um líquido, ou fica um pouco de sujeira sobre o colchão, que pode penetrar na espuma e causar manchas ou mal cheiro.

Não sente na borda do seu colchão. Apoiar-se na borda do colchão pode causar a quebra da estrutura lateral. Eu sei, vez ou outra é necessário sentar no colchão. Então sente-se da forma certa: mais pro meio do colchão, evitando deixar o seu peso na quina do colchão.

Uma técnica simples e que ajuda a minimizar o desgaste natural do colchão é girá-lo frequentemente (colocar o lado da cabeça para os pés). O giro do colchão é necessário para a maioria dos modelos de colchões disponíveis no mercado. Ele ajuda a compensar esse desgaste, e deve ser feito periodicamente.

Não existe um consenso sobre a frequência para cada modelo de quando ele deve ser movido. Independentemente do colchão, alguns vendedores especializados recomendam a seus clientes que façam o procedimento mensalmente, enquanto outros recomendam que se faça o procedimento de 15 em 15 dias durante os primeiros seis meses, prolongando o intervalo para três meses após este período.

Especialistas afirmam que é preciso ventilar o colchão, ou seja, deixá-lo respirar, mesmo aqueles modelos que incluem respiros ou tratamento antialérgico. Tire as roupas de cama e deixe o seu colchão tomando sol para que ele possa arejar.

Não use seu colchão com o plástico da embalagem. Deixe-o totalmente livre da embalagem quando for usá-lo. Usar o plástico da embalagem impede que o colchão respire e favorece a propagação de microrganismos.

Não dobre o colchão e proíba as crianças de pularem sobre ele. Não apoie objetos pesados ou pontiagudos sobre a cama, como ferros de passar roupa, gavetas cheias ou pilhas de livros. Estes hábitos acabam com a estrutura do colchão, acelerando o desgaste e danificando a espuma ou molas, além de forçar o estrado da cama.

Mantenha o seu colchão longe de qualquer umidade. Caso haja alguma infiltração no quarto deixá-lo o mais longe possível para evitar que apareçam mofos.

A maioria dos fabricantes faz sua indicação sobre a melhor forma de manutenção de cada tipo de colchão. Os vendedores podem indicar a leitura das instruções do produto no certificado de garantia. Confira essas informações para ter os melhores cuidados com colchão!

Dúvidas frequentes sobre cuidados com o colchão

Confira algumas dúvidas frequentes dos leitores sobre cuidados com o colchão:

Se molhar com urina, como devo limpar?

Coloque toalhas, papéis toalha ou jornais para absorver o líquido faça uma vaporização com uma mistura de água e vinagre e coloque para arejar em presença de sol.

Normalmente, o fabricante fornece um manual onde indica como devem ser feita a limpeza do seu colchão, que pode variar de acordo com o tipo de tecido usado no revestimento do produto.

Tenho alergia. Devo fazer algum tipo de limpeza especial?

Manter o quarto livre de poeira e ácaros é importante abrindo as janelas para que o ar circule, evitar tapetes e materiais que retém poeira . com isso a retenção no colchão também é muito menor. Vire o colchão uma vez por semana e coloque para arejar sem a presença de sol. Para eliminar bactérias fungos e outros tipos de ácaros recomenda-se que pinte o quarto a cada ano.

O que fazer com os colchões velhos?

Os materiais podem ser reciclados. Existem empresas que fazem o recolhimento. algumas instituições aceitam doações. elas realizam uma avaliação das condições antes de disponibilizá-los para uso. nunca os jogue em terrenos baldios ou Rios.


Leia Também



Ofertas Imperdíveis



voltar ao topo ↑