Colchão magnético é bom? A resposta é… depende!

Será que o colchão magnético é bom? Confira se o colchão magnético realmente podem melhorar a qualidade do nosso sono!


Os produtos magnéticos ficaram bastante famosos por suas propriedades terapêuticas, especialmente as palmilhas de calçados. De olho nesse movimento, a indústria correu atrás do desenvolvimento de colchão magnético, para que as pessoas possam ter uma boa noite de sono.

Muita gente tem dúvidas se o colchão magnético é bom, e quais os benefícios que ele pode trazer para quem usa. Esses produtos vem sendo anunciados inclusive na TV, prometendo sanar dores e melhorar nossa saúde. Mas será que isso é mesmo possível? Os pequenos imãs distribuídos pelo colchão são realmente capazes de eliminar dores?


Veja também:


As propriedades do colchão magnético

A terapia magnética não é uma prática nova. Há relatos de 2000 aC que mencionam essa prática como uma forma de terapia para curar o corpo. A teoria por trás da terapia magnética é a de que nossos corpos são compostos por energias e campos magnéticos. Quando uma parte do nosso corpo está com dor, significa que há um desequilíbrio de energia por trás disso.

Por meio do uso de ímãs, os íons positivos são concentrados em certos pontos problemáticos. Está cientificamente comprovado que o movimento dos íons é realmente afetado pela presença de um ímã. No entanto, nenhuma pesquisa foi feita para ver o efeito dos ímãs sobre os íons de nosso corpo.

Os produtos magnéticos prometem os seguintes benefícios para o sono:

No entanto, não existem muitos estudos sobre terapia magnética, e sua eficácia varia de pessoa para pessoa. Portanto, um colchão magnético não deve ser recomendado para todas as doenças e condições.

Aqui está um artigo da Tufts University Medical School, sobre os benefícios dos colchões magnéticos em pacientes com fibromialgia. Este outro do Journal of Clinical Rehabilitation fala sobre a redução da freqüência cardíaca e da pressão arterial pelos imãs. Aqui está um artigo do Journal of Obstetrics and Gynecology sobre os benefícios da terapia de campo magnético na dor pélvica. Este artigo da associação médica canadense fez uma análise sistemática dos efeitos dos ímãs estáticos na dor corporal.

Importante: Pessoas com marcapassos, bombas de insulina ou outros dispositivos eletromédicos não devem usar um colchão com imã, pois o forte campo magnético interfere no funcionamento destes dispositivos.

colchão magnético

Como é feito um colchão com imã?

Dentro do colchão magnético, são distribuídos dezenas de pequenos imãs redondos igualmente pelo colchão para que o campo magnético influa sob todo o seu corpo.

Normalmente a camada com os imãs fica apenas na parte superior do colchão, envolvida por uma manta. A parte interna do colchão pode ser de vários tipos como colchão de molas ou colchão viscoelástico, a depender do seu gosto.

Colchão magnético vale a pena?

Geralmente, o colchão magnético possui funcionalidades adicionais como massagem, aquecimento, etc. E, embora essas propriedades sejam para propiciar conforto, podem causar queixas sobre o produto em si.

O motor do massageador costuma fazer algum barulho, mas nada que incomode ou atrapalhe a dormir. O colchão em si tem aspecto mais duro, e por ser firme, pode não oferecer o conforto esperado.

Vale dizer que o sistema precisa ficar ligado na tomada para o uso, mas nada impede que você o desconecte quando não estiver em atividade. O colchão é super pesado, então se você precisa subir escadas com ele… convide mais pessoas para ajudar a levar. Vai usar elevador? Pode ser que não caiba.

colchão magnético

Colchão magnético é bom para dor nas costas?

Essa é a grande dúvida. Sobre a capacidade de aliviar dores, a resposta é depende. Como dissemos antes, a eficácia da terapia magnética varia de pessoa para pessoa.

Às vezes, a pessoa que se diz curada com o colchão magnético só precisava de um colchão mais rígido para resolver o problema de dores nas costas, independente de ter imãs ou não. Por isso é difícil afirmar que o colchão magnético é bom para todas as dores nas costas, ou especificamente para a dor que VOCÊ sente.

E eu, particularmente, fico com um pé atrás com produtos muito milagrosos, pois isso pode ser apenas um argumento para convencer as pessoas e vender mais.

Se você tem dor nas costas e quer tentar resolver com um colchão magnético, a nossa recomendação é conversar antes com um ortopedista, que vai analisar o seu caso e indicar o tipo de colchão e a densidade certa para o seu conforto.

Onde comprar um colchão magnético?

No Brasil, existem diferentes marcas de colchão magnético. Este tipo de colchão normalmente é encontrado em lojas de produtos terapêuticos, mas você pode encontrá-los também em casas especializadas e nas lojas dos fabricantes (lojas físicas e online).

Um colchão de casal magnético geralmente custa mais que o colchão comum. Bacana notar o prazo de garantia (algumas marcas oferecem 12 anos de garantia) e a resistência (até 300 quilos por casal).

Não esqueça de avaliar a densidade do colchão, bem como os tamanhos disponíveis.


Leia Também



Ofertas Imperdíveis



voltar ao topo ↑